Cirurgias Urbanas

Arquitectura Paisagista


PROPOSTA PARA A CONCEPÇÃO DE MORADIAS NO EMPREENDIMENTO DA VARGEM FRESCA

Conceito
A interpretação do território e da paisagem levou à elaboração de uma proposta de total respeito pelas características do terreno, através de um aproveitamento das clareiras existentes para implementação do edificado, libertando desta forma as áreas de coberto arbóreo mais denso.
O objectivo principal da intervenção foi a máxima integração na paisagem do edificado proposto potenciando a biodiversidade e a salvaguarda da sustentabilidade dos espaços, através da salvaguarda dos seus valores hídricos e naturais.
Foi proposto um desenho naturalizado do espaço tendo em conta as características biofísicas do lugar, com uma nova dinâmica, com novos usos e funções, permitindo simultaneamente a conservação das características associadas à paisagem natural e a utilização contemporânea dos lugares, através da criação de estruturas bem integradas na paisagem.
Toda a vegetação proposta é autóctone, com elevado valor ecológico e cultural e apresenta – se bem adaptada às características do clima fortemente mediterrânico do local.

Intenções
. Promover a identidade do lugar
. Garantir uma relação equilibrada e de interdependência entre o edificado/equipamentos e os espaços exteriores, para que estes sejam vistos de forma única e indissociável.
. Recuperar e promover um coberto vegetal adequado às características edafo-climáticas do local e à paisagem da envolvente.

Equipa Projectista

Arquitectura

Marta Campos – Arquitectura, Reabilitação e Eficiência Energética
Arqª Marta Azevedo Campos

Apoio Técnico

AARP – Atelier de Arquitectura e Reabilitação
Arqª Joana Mendes Barata
Arqª Inês Pimentel
Arqª Olga Feio

Arquitectura Paisagista

Arqº Paisagista Daniel Oliveira Magalhães
Arqª Paisagista Álea Soares

Engenharia Civil

. Fundações e Estrutura
TECNIPOR, Eng. Correia Vaz
. Outras especialidades
BIMTEC, Eng. João Lima