Quinta dos Gansos

A intervenção paisagística realizada na Quinta dos Gansos teve como objectivo a qualificação de uma área de bosque pré-existente, concedendo – lhe um carácter mais lúdico e com maior qualidade sensorial, através da criação de áreas de lazer e contemplação com a implementação de percursos que percorrem toda a área, permitindo um melhor usufruto dos espaços.
O aproveitamento de um curso de água pré-existente e a sua conversão numa linha de água naturalizada de elevada qualidade sensorial, que corre sinuosa por entre maciços rochosos e a frescura da vegetação ribeirinha, desaguando a montante, numa massa de água que permitiu a criação de um magnifico espelho de água que reflete a densa massa arbórea da envolvente.
A presença constante do elemento de água que percorre todo o espaço, constitui uma fundamental mais valia ecológica, atraindo a avifauna para a frescura do bosque e transportando o utilizador para um ambiente natural com a musicalidade da água.
A opção pela utilização da madeira como material de eleição, permitiu manter a harmonia com o meio natural e estabelecer uma maior ligação às superfícies de água, através da implementação de plataformas sobre o espelho de água e outras estruturas de atravessamento.
O desenho pretendeu fazer um aproveitamento das áreas com menor densidade arbórea para a criação de clareiras, com maior exposição solar envoltas em densas áreas de sombra.
As sementeiras de prados nas clareiras e as plantações de maciços arbustivos, sub – arbustivos e herbáceos de espécies autóctones, permitiu dar ao espaço uma maior qualidade cromática e sensorial e simultaneamente criar nichos de proteção para a fauna.

Data Abril 2014

Local Felgueiras

Equipa Cirurgias Urbanas
Projecto de Arquitectura Paisagista
Arqº Paisagista Daniel Oliveira Magalhães
Arqª Paisagista Álea Soares
Execução
Cirurgias Urbanas _ Arboricultura e Arquitectura Paisagista Lda